segunda-feira, março 30, 2009

O Aura


O aura é uma espécie de membrana energética que reveste os corpos físico e astral. Está numa distância média de uns 15 centímetros dos corpos. Através de nossos pensamentos, ações e sentimentos, somos identificados pelo nosso nível evolutivo, pois o aura reflete-nos através de cores. Quanto mais brilhantes e claras as cores, mais estamos em equilíbrio espiritual, quanto mais apagado a cor do aura, mais materializados estamos. O aura é o elemento responsável pela troca energética entre nós e o ambiente.Larvas astrais, formas-pensamento, dados energéticos, baixas vibrações, etc., vão se impregnando em nosso aura à medida que vamos convivendo e passando por diversos ambientes.O aura estando “contaminado”, os chacras também o serão e as conseqüências serão distúrbios, doenças, desequilíbrios em nosso organismo físico.Cabe a nós portanto, manter este complexo mecanismo de troca energética (chacras e aura), limpos e desobstruídos de qualquer energia negativa.Esta limpeza, pode ser feita através de várias formas, combinadas ou não :
Passes energéticos e magnéticos, orações, conduta moral adequada, bons pensamentos, defumações, banhos ritualísticos, velas, ir a sítios energéticos da natureza (praia, cachoeiras, matas, etc.), etc.

Entenda os Chacras


Os Chacras são os Centros Vitais de Forças, responsáveis pela captação das energias fluídicas incumbidas de irrigar, tanto o corpo físico como o corpo astral. Através deles, trocamos energias com o meio ambiente.

Chacra Coronal
Situado no alto da cabeça. É o chacra que capta as energias vindas do plano espiritual. Através dele, recebemos os contatos mediúnicos. É o elo entre a mente espiritual e o cérebro. O desequilíbrio deste chacra, nos causa depressões, solidões, angustias, etc.

Chacra Frontal
Situado na fronte, entre os olhos. É considerado por muitos como o Terceiro Olho, já que é o chacra da intuição. É o chacra da clareza mental e espiritual. Responsável pela vidência, audiência e intuição, no campo da mediunidade. O desequilíbrio deste chacra, provoca memória fraca, conceitos confusos, insônias, etc.

Chacra Laríngeo
Situado na altura da garganta. Também conhecido como Cervical. É o chacra da comunicação. Do dar e receber. O desequilíbrio deste chacra provoca incertezas, indecisões, gagueira, obesidades, etc.

Chacra Cardíaco
Situado na altura do coração. É o chacra da harmonização. Responsável pelo equilíbrio, emoções e sentimentos. O desequilíbrio provoca paixões destruidoras, ódios, invejas, ciúmes, etc.

Chacra Gástrico
Situado na altura do baço e estômago. É o chacra das vibrações afetivas do ambiente. Conhecido também como Solar ou Solear. O desequilíbrio provoca medos, timidez, carências, problemas gástricos (úlceras, gastrites, etc.)

Chacra Esplênico
Situado na altura do umbigo. Também chamado de Umbilical. É o chacra onde as energias densas se localizam. O desequilíbrio provoca problemas emocionais, intensidade no prazer e na dor.

Chacra Básico
Situado na altura dos aparelhos genitais. Também conhecido como Genésico ou Sacral. É o chacra que controla as funções genitais, procriadoras e estímulos sexuais. Responsável em receber a energia Kundalini, que reativa os demais chacras. O desequilíbrio provoca doenças nos órgãos reprodutores, frigidez, dores na coluna, bloqueios, distúrbios mentais relacionados ao sexo, etc.

segunda-feira, março 23, 2009

Livro dos Espíritos -Diferentes ordens de Espíritos


Os Espíritos são iguais ou há entre eles alguma hierarquia?
– Eles são de diferentes ordens, de acordo com o grau de perfeição a que chegaram.
Há um número determinado de ordens ou de graus de perfeição entre os Espíritos?
– O número é ilimitado. Não há entre essas ordens uma linha de demarcação como limite, e, assim, as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas à vontade. No entanto, considerando-se as características gerais, podem reduzir-se a três principais.
Em primeiro lugar, os que chegaram à perfeição: os Espíritos puros. Os da segunda ordem são os que atingiram o meio da escala: o desejo do bem é sua preocupação. Os do último grau, ainda no início da escala, são os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e por todas as más paixões que retardam seu adiantamento.
Os Espíritos da segunda ordem têm apenas o desejo do bem, ou terão também o poder de praticá-lo?
– Têm esse poder segundo o grau de sua perfeição: uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade, mas todos ainda têm provas a cumprir.
Os Espíritos da terceira ordem são todos essencialmente maus?
– Não; uns não fazem o bem nem o mal; outros, ao contrário, se satisfazem no mal e sentem prazer quando encontram a ocasião de o fazer. E há ainda os Espíritos levianos ou zombadores, mais brincalhões do que maus, que se satisfazem antes na malícia do que na maldade e que encontram prazer em mistificar e causar pequenas contrariedades das quais se riem.
(...) "classificação dos Espíritos é baseada no grau de seu adiantamento, nas qualidades que adquiriram e nas imperfeições de que ainda devam se livrar. Essa classificação não tem nada de absoluto. Cada categoria apenas apresenta um caráter nítido em seu conjunto, mas de um grau a outro a transição é insensível e nos extremos as diferenças se apagam como nos reinos da natureza, nas cores do arco-íris, ou, ainda, como nos diferentes períodos da vida do homem. Pode-se formar um número de classes mais ou menos grande, segundo o ponto de vista de que se considere a questão. Ocorre o mesmo com todos os sistemas de classificações científicas: esses sistemas podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência, mas, quaisquer que sejam, não mudam em nada as bases da ciência. Assim, os Espíritos interrogados sobre esse ponto puderam variar no número de categorias sem que isso tenha conseqüências. Armaram-se alguns contestadores da Doutrina com essa contradição aparente, sem refletir que os Espíritos não dão nenhuma importância ao que é puramente convencional. Para eles, o pensamento é tudo. Deixam para nós a forma, a escolha dos termos, as classificações, numa palavra, os sistemas(...)Os Espíritos admitem geralmente três categorias principais ou três grandes divisões. Na última, a que está no início da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela propensão ao mal.
Os da segunda são caracterizados pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: esses são os bons Espíritos. Os da primeira categoria atingiram o grau supremo da perfeição: são os Espíritos puros"(...).

Falaremos mais sobre essas divisões em outras postagens.

segunda-feira, março 16, 2009

Obsessão



  1. Sob o ponto de vista global, podemos afirmar que as causas da obsessão se alicerçam em nossas imperfeições, quais sejam: vícios, paixões exacerbadas, perversões sexuais, crimes, ganância, apegos excessivos à pessoas e objetos, que nos colocam em estado de sintonia vibratória com os espíritos desencarnados em função da afinidade moral, estando então o Ser sujeito a reajustes e resgates específicos.
    Na visão de Emmanuel e Scheila, apresentadas através das obras psicografadas por Francisco C. Xavier, as possíveis causas de obsessão são:
    a cabeça e mãos desocupadas;
    a palavra irreverente;
    a boca maledicente;
    a conversa inútil e fútil, prolongada;
    a atitude hipócrita;
    o gesto impaciente;
    a inclinação pessimista;

a conduta agressiva;
o apego demasiado a coisas e pessoas;
o comodismo exagerado;
a solidariedade ausente;
tomar os outros por ingratos ou maus;
considerar nosso trabalho excessivo;
o desejo de apreço e reconhecimento;
o impulso de exigir dos outros mais do que de nós mesmos;

Na análise do Livro dos Médiuns, feita por Ney Prieto Peres (Boletim MEDNESP n.º 2 – dezembro de 1992), são apontadas as seguintes causas de obsessão:
1.vingança de espíritos contra pessoas que lhes fizeram sofrer nessa ou em vias anteriores;
2.Desejo simples de fazer os outros sofrerem, por ódio, inveja, covardia;
3.Para usufruir dos mesmos condicionamentos que tinham quando na vida física, induzem seus afins a cometê-los;
4.Apegos às pessoas pelas quais nutriam grandes paixões quando em vida;
5.Por interesses em destruir, desunir, dominar, provocar o mal, manter distúrbios, partindo de espíritos inteligentes das hostes inferiores.
Francisco C. Xavier – Waldo Vieira, 13ª edição, 1994, pg., 82-83) nos diz “É o pensamento contínuo fluxo energético, incessante, revestido de poder criador inimaginável, (...). A corrente mental, segundo anotamos, vitaliza particularmente todos os centros da alma e, consequentemente todos os núcleos endócrinos e junturas plexiformes da usina física, em cuja urdidura dispõe o Espírito de recursos para os serviços da emissão e recepção ou exteriorização dos próprios pensamentos e assimilação dos pensamentos alheios.”É necessário que compreendamos que a obsessão existe entre os espíritos encarnados e desencarnados, reciprocamente, e inclusive pode ter o seu início logo após a fecundação, no ventre materno, quando se estabelece o processo reencarnatório que com certeza acontecerá em função de débitos, merecimentos e seu projeto espiritual. Assim sendo, em sintonia com as Leis Universais, o Ser, estará sujeito a manipulações e inoculações de fluidos tóxicos a nível de seu campo eletromagnético com agressões específicas a seu corpo perispiritual e mental, repercutindo no corpo físico. É comum o espírito que quer obsidiar, acompanhar as suas vítimas anos a fio, antes do nascimento e até depois do desencarne.
Se pretendemos Ter algum sucesso no tratamento do processo obsessivo, o primeiro passo é termos um bom diagnóstico, sob todos os aspectos. Apesar de todos os esforços, às vezes é difícil fazer um diagnóstico diferencial especifico, considerando que os sinais e sintomas são idênticos, tanto na loucura propriamente dita, com lesões cerebrais, quanto nos processos obsessivos onde há apenas perturbação na transmissão do pensamento. Ressaltando o importância de cada setor envolvido nas propostas é preciso que a casa espírita respeite as orientações dos profissionais da área de saúde, evitando equívocos como: fazer diagnósticos, trocar e/ou suspender medicamentos e às vezes tornar os pacientes mais ou menos graves que verdadeiramente o são. Também compete à medicina ao tratar os seus pacientes, admitindo as hipóteses da obsessão, ainda que não comprovada cientificamente, pedir ajuda às casas espíritas que exercitem as suas atividades com objetivos sérios, seguindo os postulados do Mestre Jesus e os preceitos da Doutrina Espírita.

segunda-feira, março 09, 2009

MEDIUNIDADE


A mediunidade é o nome atribuído pelo espiritismo a uma faculdade que permitiria a comunicação entre homens e espíritos. Dentro dessa concepção, ela se manifestaria de forma mais ou menos ostensiva em todos os indivíduos.(…) Um espírito que desejasse comunicar-se entraria em contato com a mente do médium e, por esse meio, se comunicaria oralmente (psicofonia), pela escrita (psicografia), ou ainda se fazendo visível ao médium (vidência). Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, descreve também fenômenos de ordem física, como batidas (tiptololigia), escrita direta (pneumatografia), voz direta (pneumatofonia), e ainda materializações ectoplasmáticas em que o espírito desencarnado se faz visível e até palpável aos presentes no ambiente onde ocorra o fenômeno. Outras formas de comunicação com os espíritos podem ser encontradas em O Livro dos Médiuns.

Estudos científicos
Diversos médiuns já passaram em testes cientificamente controlados que foram replicados por diversos cientistas independentes, por exemplo as médiuns Leonora Piper e Gladys Osborne Leonard. Os resultados obtidos, por cerca de 45 anos com cada uma dessas médiuns, comprovaram de forma fortemente convincente a existência de espíritos, na perspectiva dos médicos.(…)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

segunda-feira, março 02, 2009

As Linhas da Umbanda



A umbanda trabalha com sete linhas, cada linha sendo representada por um orixá. Cada linha é subdividida em falanges.
A primeira linha é chefiada por Oxalá e também é denominada linha de Santo, pois abrange os santos da Igreja Católica em geral.
A segunda linha é a linha de Iemanjá, que engloba as ondinas, caboclas do mar e outras entidades relacionadas à água.
A terceira linha, do Oriente ou de São João Batista, é formada por médicos, sacerdotes, hindus etc.
A quarta linha, a linha de Oxóssi, é a composta de caboclos e caboclas, ou seja, índios, sendo comandada por São Sebastião.
Na quinta linha, a de Xangô-Agodô, comandada por São Jerônimo, trabalha Santa Bárbara, caboclos e pretos-velhos.
A sexta linha é a linha de Ogum ou São Jorge, que lidera caboclos, pretos-velhos e soldados romanos.
A sétima linha é a linha Africana ou de São Cipriano, onde trabalha todo o povo da Costa do Congo, de Angola e todo povo da África.

Como chegar no ODARA

CONFIE SEMRE

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.Chico Xavier

Alguns livros fundamentais para a compreensão da Doutrina Espirita

ALLAN KARDEC

O pseodônimo “Allan Kardec,”segundo biografias, foi adotado pelo prof. Rivail e fim de diferenciar a Codificação espírita de seus trabalhos pedagógicos anteriores.Nascido numa antiga família de orientação católica. Em (Lyon, França, 3 de outubro de 1804 — e faleceu Paris, 31 de março de 1869)
Tendo iniciado a publicação das obras da codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores. Faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos (65 anos incompletos) de idade[8], em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Acima de sua tumba, seu lema: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei",

FONTE: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CHICO XAVIER

Francisco Cândido Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910Uberaba, 30 de junho de 2002), mais conhecido popularmente por Chico Xavier, foi um médium brasileiro[1][2] e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil

A mediunidade psicográfica de Xavier começou a engatinhar para novos caminhos quando fora descoberta por uma professora, de nome D. Rosália, que lia seus textos escritos após alguns passeios. A professora mostrava a amigos íntimos que, de forma unânime, concordavam entre si que os textos ou eram copiados ou eram de bons espíritos, já que a maioria falava sobre o amanhecer, por exemplo, com conclusões evangélicas, .É o médium psicográfico brasileiro mais importante da história, tendo publicado mais de 400 livros.A mediunidade de Chico manifestou-se aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, quando o pai conversava com uma senhora sobre gravidez. Ele via (clarividência) e ouvia (clariaudiência) os espíritos e conversava com eles. Aos 5 anos conversava com a mãe, já desencarnada. Na casa da madrinha, foi muito maltratado, chegando a levar uma garfada na barriga. Aos sete anos de idade, saiu da casa da madrinha para voltar a morar com o pai, já casado outra vez. Ele, para ajudar nas despesas da casa trabalhava e estudava em escola pública. Por conseqüência, dormia apenas sete horas por dia.Chico Xavier psicografou quatrocentos e doze livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro. Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba, cidade onde faleceu em Junho de 2002. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação.Chico Xavier faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardíaca. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol de 2002 no dia de seu falecimento. Chico foi eleito o mineiro do século XX, seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek Recentemente, iniciou-se a construção de um centro em sua homenagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


DR. BEZERRA DE MENEZES

BEZERRA DE MENEZES (Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti) (*29/08/1831 - +11/04/1900)

RESUMO BIOGRÁFICO:
O Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita. Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.