sexta-feira, julho 11, 2014

               O que significa Mojuba ou Laroiê?

   Mojuba é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos orixás, e a este leva o pedido dos homens.
   Alguns dão o significado da palavra Mojubá como sendo "apresentando meu humilde respeito", no entanto a palavra é comumente utilizada como um titulo, uma louvação que significa respeito e reconhecimento da grandeza e magnitude da entidade Exu.
   Alguns acham que Mojubá significa "rei" ou ainda que Mojubá seja uma saudação de cumprimento que se faz a quem se tem respeito,  a palavra também é utiliza para dizer que a pessoa é respeitada, também faz analogia com outra palavra: "grande".
   Na Umbanda usamos esta saudação para Exu e Pomba Gira onde dizemos:
                    Exu Mojubá ou Exu é Mojubá
   Pode se entender por: "Exu eu te saúdo" ou "Exu é grande te reverencio".
   No dialeto Yoruba, podemos entender que Mojubá significa "meus respeitos", sendo escrito da seguinte forma:
                     Mo jubá - meus respeitos 


   LAROIÊ - é uma palavra que significa, "pessoa muito comunicativa".
                  Laroiê Exu - mensageiro, Exu
        Exu é Mojubá - Exu a vós meus respeitos!

quarta-feira, julho 09, 2014

                         O que é Aruanda?

É o nome dado a um lugar especifico no plano espiritual, pois é um lugar reservado aos espíritos trabalhadores da Umbanda, que já alcançaram uma maior evolução, e agora continuam trabalhando como intermediários entre o plano físico e espiritual em nome do bem e da caridade. Isso não quer dizer que lá só existe espíritos de Pretos Velhos ou caboclos, pois a Aruanda é uma parte do plano espiritual que pode acolher a todos os espíritos que lutam a favor do bem. Uma verdadeira colônia no mundo espiritual, que nos da suporte na nossa querida e amada Umbanda.

quinta-feira, julho 03, 2014

                        O que é energia? 
Energia é tudo. Para defini-la em termos bastante simples, a energia é composta de moléculas girando ou vibrando em varias velocidades. Em nosso mundo físico, as moléculas giram em uma velocidade muito baixa. No mundo físico, também, tudo vibra em uma velocidade constante. É por isso que as coisas na Terra parecem sólidas. Quanto menor a velocidade, mais densa ou mais sólida é a coisa - por exemplo, a cadeira na qual você está sentado, este computador que você lê, a casa em que você vive e, é claro, o seu corpo físico. Para além do mundo tridimensional, as moléculas vibram muito mais rapidamente. Portanto, em um ambiente tão sutil, ou em uma dimensão etérea, como é o mundo espiritual, as coisas são mais livres e menos densas.
Dentro de nosso corpo físico há um outro corpo usualmente chamado de corpo astral, etéreo, ou corpo espiritual. Esse corpo é uma réplica exata de nosso corpo físico e, como tal, possui olhos, cabelo, mãos, pernas e tudo mais. A grande diferença entre nosso corpo físico e o corpo etéreo é que as moléculas deste vibram em uma velocidade muito maior do que as da sua contraparte física. Normalmente, não podemos ver o corpo astral. No entanto, algumas pessoas, valendo-se de poderes psíquicos, são capazes de enxergar-lo. Durante a transição que chamamos de morte, o corpo etéreo é liberado do corpo físico. O corpo etéreo não é sujeito a moléstias, nem ao envelhecimento, como acontece com o corpo físico, e pode mover-se de um ponto para o outro através do pensamento. 

Como chegar no ODARA

CONFIE SEMRE

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.Chico Xavier

Alguns livros fundamentais para a compreensão da Doutrina Espirita

ALLAN KARDEC

O pseodônimo “Allan Kardec,”segundo biografias, foi adotado pelo prof. Rivail e fim de diferenciar a Codificação espírita de seus trabalhos pedagógicos anteriores.Nascido numa antiga família de orientação católica. Em (Lyon, França, 3 de outubro de 1804 — e faleceu Paris, 31 de março de 1869)
Tendo iniciado a publicação das obras da codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores. Faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos (65 anos incompletos) de idade[8], em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Acima de sua tumba, seu lema: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei",

FONTE: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CHICO XAVIER

Francisco Cândido Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910Uberaba, 30 de junho de 2002), mais conhecido popularmente por Chico Xavier, foi um médium brasileiro[1][2] e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil

A mediunidade psicográfica de Xavier começou a engatinhar para novos caminhos quando fora descoberta por uma professora, de nome D. Rosália, que lia seus textos escritos após alguns passeios. A professora mostrava a amigos íntimos que, de forma unânime, concordavam entre si que os textos ou eram copiados ou eram de bons espíritos, já que a maioria falava sobre o amanhecer, por exemplo, com conclusões evangélicas, .É o médium psicográfico brasileiro mais importante da história, tendo publicado mais de 400 livros.A mediunidade de Chico manifestou-se aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, quando o pai conversava com uma senhora sobre gravidez. Ele via (clarividência) e ouvia (clariaudiência) os espíritos e conversava com eles. Aos 5 anos conversava com a mãe, já desencarnada. Na casa da madrinha, foi muito maltratado, chegando a levar uma garfada na barriga. Aos sete anos de idade, saiu da casa da madrinha para voltar a morar com o pai, já casado outra vez. Ele, para ajudar nas despesas da casa trabalhava e estudava em escola pública. Por conseqüência, dormia apenas sete horas por dia.Chico Xavier psicografou quatrocentos e doze livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro. Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba, cidade onde faleceu em Junho de 2002. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação.Chico Xavier faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardíaca. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol de 2002 no dia de seu falecimento. Chico foi eleito o mineiro do século XX, seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek Recentemente, iniciou-se a construção de um centro em sua homenagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


DR. BEZERRA DE MENEZES

BEZERRA DE MENEZES (Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti) (*29/08/1831 - +11/04/1900)

RESUMO BIOGRÁFICO:
O Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita. Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.