segunda-feira, novembro 30, 2009

Mediunidade



Que é “Mediunidade Educada”?

  • Incorporar nos momentos adequados.
  • Conservar posições corretas.
  • Controlar expressões verbais.
  • Conter impulsos para gritar, derrubar móveis e objetos, etc.

Motivos que levam o médium ao trabalho isolado:

  • Impulso, bem intencionado, para o bem.
  • Desejo de angariar simpatias.
  • Alegação que não encontra ambiente propício.
  • Superestimação da própria faculdade.

Há médiuns que:

  • Consideram o poder de sua faculdade acima do ambiente e das circunstâncias.

Estão sujeitos a sérios perigos:

  • Médiuns que confiam cegamente em si mesmo, excluindo ou desprezando:
    • O estudo evangélico-doutrinário;

O bom senso;

-->A lógica;

-->Os conselhos dos companheiros.

-->Um Espírito cruel e violento pode:

-->Subjugar o médium e provocar tumulto e confusão.

-->Fatores que, em tese:

-->Podem levar Espíritos inferiorizados a se apossarem do médium:

-->Estado psíquico do médium;

-->Condições do ambiente;

-->Desarmonia vibracional dos dois campos, o espiritual e o material, ou humano.

-->No templo espírita:

-->Há avançados recursos de amparo Espiritual, tais como:

-->Proteção dos amigos espirituais;

-->Colaboração dos companheiros responsáveis pela tarefa, no plano físico;

-->Harmonia vibratória.


segunda-feira, novembro 16, 2009

Dia da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.(FONTE Wikipédia)

CLARO QUE NÓS DA UMBANDA, DA FAMÍLIA ODARA NÃO PODIAMOS ESQUECER DE UM DIA TÃO IMPORTANTE E HISTÓRICO, POIS, NOSSAS ORIGENS SE FUNDAMENTAM ATRÁVES DOS ENSINAMENTOS, DOS NEGROS...

quarta-feira, novembro 11, 2009

Calendário ODARA

CALENDÁRIO ODARA - 2009

OUTUBRO

17/10 SÁBADO DESOBSESSÃO

24/10 OXUM (12/10) LAVAGEM DA COROA - TRAZERÄCASCA DE JUREMA, VELAS, ROSAS BRANCAS. ((5,00 MATUTENÇÃO DE ÁGUA LUZ E GÁS) VASOS, MANJERICÃO BRANCO, NARCISO, ERVA CIDREIRA, CAMOMILA, ARNICA, LÍRIO E ROSA AMARELA, (MÉDIUNS) BANANA FRITA, QUINDIM, PIRÃO DE PEIXE FEITO COM A CABEÇA,).

31/10 TRABALHO DE PROTEÇÃO – GUARDIÕES, TRAZERÄ VASO DE PIMENTA FLORES. AZEITE DE DENDE, MEL, VELAS, INSENSO, CARVÃO, ALCOOL.

NOVEMBRO

07/11 OMULU-(02/11) FESTA DE OMULU TRAZERÄPIPOCA, ALFAVACA ROXA, ALFAZEMA, BABOSA, HORTELÁ, MANJERICÃO ROXO, FLORES CRISANTEMO.

((MÉDIUNS) FEIJÃO PRETO, CARNE DE PORCO, BOLO DE MILHO, PIPOCA,),

14/11 SÁBADO BANHO DE DEFESA TRAZERÄ FUMO DE CORDA, ALHO, SAL GROSSO, ALFAZEMA, VELAS (5,00 MATUTENÇÃO DE ÁGUA LUZ E GÁS).

21/11 SÁBADO TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO, BATIMENTO DE ERVAS, TRAZERÄRAMOS DE ERVAS SEM ESPINHO E LEITE.

28/11 SÁBADO BANHO DE LIMPEZA AURICA – TRAZERÄLAVANDA, HORTELÃ, MANJERICÃO (5,00 MATUTENÇÃO DE ÁGUA LUZ E GÁS)


DEZEMBRO

05/12SÁBADO YANSÃ (04/12) TRAZERÄ FLORES E ROSAS AMARELAS, VERMELHAS, MUDAS OU SECAS FOLHAS DE LORO, CANELA PAU, (GRANDE) (MÉDIUNS ,ACARAJÉ, MILHO COZIDO, BOBÓ DE CAMARÃO, )

12/12 PRAIA FLORES, VELAS, ALFAZEMA (R$ 50,00 PAGAMENTO ANTECIPADO - UMA SEMANA ANTES).

14/12 SEGUNDA FEIRA – OMULU ENTREGA DOS TRABALHOS - TRAZERÄ FRUTAS, PIPOCAS, VELAS, OVOS, GIRASSOL (FLOR), MANJERICÃO (RAMOS), (5,00 MATUTENÇÃO DE ÁGUA LUZ E GÁS)

19/12 SÁBADO-CONFRATERNIZAÇÃO – AMIGO SECRETO

21/12 SEGUNDA FEIRA-ÚLTIMO TRABALHO DO ANO ENTREGA – OXALÁ TRAZERÄ FLOR GIRASSOL, SEMENTE, VASO MANJERICÃO, VELAS, PEMBA BANCA.

Boas Festas!!!


VOLTA DOS TRABALHOS – SÁBADO 09/01/2010

CÁLENDÁRIO 2010

JANEIRO

09-01 SÁBADO-TERÇO SE SÃO MIGUEL ARCANJO, BATIMENTO DE ERVAS, TRAZERÄ RAMOS DE ERVAS SEM ESPINHO E LEITE.

16/01 SÁBADO DESOBSESSÃO

23/01 – (DIA DE OXOSSI 20/01) COMEMORAREMOS DIA 23. TRAZERÄ ERVAS VASOS E FRUTAS, VELAS. (MÉDIUNS, MILHOS COZIDO, DOCES DE ABOBORA, PAMONHA, BOLO DE MILHO, CALDO DE CANA, ÁGUA DE COCO

30/01 DESOBSESSÃO


FEVEREIRO

06/02 SÁBADO (02/02 DIA DE YEMANJÁ) TRAZERÄ FLORES PALMA, ROSAS BRANCAS, ORQUÍDEAS, ANGELICAS, JASMIM, MALVA, COLONIA (ERVAS) (MÉDIUNS PEIXES, CAMARÃO, CANJICA, MANJAR, ARROZ DOCE)

OBS: PODERÁ SER MARCADA NESTE PERÍODO A CACHOEIRA.

A CAMINHO DE ODARA

domingo, novembro 01, 2009

HINO DA UMBANDA



Como surgiu o Hino da Umbanda?

Muitos conhecem, cantam ou já ouviram o Hino da Umbanda, uma canção que fala de paz e de amor, que faz com que nosso corpo se arrepie de emoção. Mas, infelizmente, sua origem é desconhecida por grande parte dos Umbandistas. Sendo assim, vamos aprender um pouquinho mais falando hoje sobre o surgimento desta obra prima.
O Hino da Umbanda foi composto na década de 60, há cerca de 46 anos, por um cego que em busca de sua cura foi procurar a ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Embora não tenha conseguido a cura por ser sua cegueira cármica, ficou apaixonado pela religião e escreveu uma canção para mostrar que poderia ver o mundo e nossa religião de outra maneira. Apresentou a composição ao Caboclo das Sete Encruzilhadas que gostou tanto que resolveu apresentá-la como Hino da Umbanda, o qual em 1961, no 2º Congresso de Umbanda, foi oficializado para todo o Brasil.
É importante saber que não se deve repetir a ultima estrofe do hino; que em sinal de amor e respeito pela religião coloca-se a mão direita sobre o peito e que, como para qualquer hino, não se deve bater palmas ao final de sua execução, as palmas acontecem quando saudamos a Umbanda

AS EMOÇÕES


A EMOÇÃO É A CAUSA PRINCIPAL DOS PROBLEMAS.


Se a pessoa tem uma vida emocionalmente descontrolada e não se conscientiza isso irá provocar problemas no coração uma das primeiras causas de morte no mundo é a pressão alta (silenci kiler) assassina silenciosa, isso é por um temperamento muito emocional pessoa muito raivosa, temperamental, irritada e guarda muito rancor. Ela terá doenças no coração.
O corpo e a mente são uma coisa só.
A solução deve sempre partir do ponto psíquico, porque você se conscientizando do que esta provocando aquele desequilíbrio, o seu organismo tende a se equilibrar de busca natural da harmonia energética vital.
O ser humano tem pavor de ver problemas isso é, uma das maiores causas dos problemas causadora de tensão. A pessoa tensa cria doenças para si e para o ambiente. Reconhecer seus erros é o primeiro passo para sua melhora problemática, basta a aceitação. O sentimento de raiva inveja, narcisismo, arrogância, tudo isso faz parte do nosso dia a dia e nós precisamos aprender a lidar com isso porque esta repressão é que traz a consciência. Tudo no universo esta em movimento e vibração e a nossa consciência e nossa vida psíquica é o maior poder energético que possuímos. Nós podemos mais que literalmente mover montanhas, no sentido que pela natureza. Mesmo nós possuímos e estamos emersos em uma vida transcendental com muita energia psíquica tem um poder fundamentalmente tanto para destruir. Se ela é voltada para atos, ações e intenções ruins como para construir. A nossa vida psíquica interfere até mesmo nas plantas, nos animais, no nosso ambiente e isso cada vez mais se verifica. Outra coisa é esta questão de lei universal da ação e resposta a tudo que lançamos para o universo, para os outros de forma energética. Se lançarmos amor, beleza, bondade e boa intenção, nós vamos também ter esta energia aplicada na nossa vida em retorno para nós. Não adianta ter uma idéia delirante (quero ter muito dinheiro, carro do ano, etc.). Não é bem assim: o universo tem leis que são divinas caridade, tolerância do bem ao próximo. Certamente nós teremos uma melhor qualidade de vida, melhor saúde e vamos curar nossas doenças porque a nossa energética esta de acordo com a vibração da saúde. A tolerância é um fator real para a sobrevivência.




Como chegar no ODARA

CONFIE SEMRE

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.Chico Xavier

Alguns livros fundamentais para a compreensão da Doutrina Espirita

ALLAN KARDEC

O pseodônimo “Allan Kardec,”segundo biografias, foi adotado pelo prof. Rivail e fim de diferenciar a Codificação espírita de seus trabalhos pedagógicos anteriores.Nascido numa antiga família de orientação católica. Em (Lyon, França, 3 de outubro de 1804 — e faleceu Paris, 31 de março de 1869)
Tendo iniciado a publicação das obras da codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores. Faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos (65 anos incompletos) de idade[8], em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Acima de sua tumba, seu lema: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei",

FONTE: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CHICO XAVIER

Francisco Cândido Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910Uberaba, 30 de junho de 2002), mais conhecido popularmente por Chico Xavier, foi um médium brasileiro[1][2] e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil

A mediunidade psicográfica de Xavier começou a engatinhar para novos caminhos quando fora descoberta por uma professora, de nome D. Rosália, que lia seus textos escritos após alguns passeios. A professora mostrava a amigos íntimos que, de forma unânime, concordavam entre si que os textos ou eram copiados ou eram de bons espíritos, já que a maioria falava sobre o amanhecer, por exemplo, com conclusões evangélicas, .É o médium psicográfico brasileiro mais importante da história, tendo publicado mais de 400 livros.A mediunidade de Chico manifestou-se aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, quando o pai conversava com uma senhora sobre gravidez. Ele via (clarividência) e ouvia (clariaudiência) os espíritos e conversava com eles. Aos 5 anos conversava com a mãe, já desencarnada. Na casa da madrinha, foi muito maltratado, chegando a levar uma garfada na barriga. Aos sete anos de idade, saiu da casa da madrinha para voltar a morar com o pai, já casado outra vez. Ele, para ajudar nas despesas da casa trabalhava e estudava em escola pública. Por conseqüência, dormia apenas sete horas por dia.Chico Xavier psicografou quatrocentos e doze livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro. Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba, cidade onde faleceu em Junho de 2002. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação.Chico Xavier faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardíaca. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol de 2002 no dia de seu falecimento. Chico foi eleito o mineiro do século XX, seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek Recentemente, iniciou-se a construção de um centro em sua homenagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


DR. BEZERRA DE MENEZES

BEZERRA DE MENEZES (Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti) (*29/08/1831 - +11/04/1900)

RESUMO BIOGRÁFICO:
O Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita. Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.